terça-feira, novembro 9

Música para combater a crise!

Embalado pelos ritmos de algumas "recentes" bandas nacionais, arrisco dizer que estamos a passar uma das melhores épocas musicais em Portugal. Temos de consumir mais música portuguesa. Não nos podemos deixar levar pela onda mundial que vende apenas o que lhes interessa e quase sempre em inglês. O talento é fundamental, mas não chega. A música portuguesa tem de ter a ambição de se mover num cenário global de forma a dinamizar a nossa economia, cultura e língua. Não percebo a razão das nossa editoras não exportarem o que de melhor temos em Portugal. Vemos uma Mariza a encantar o mundo, rimos de um Tony qualquer agitar corações por esses países de imigrantes... e então e os outros que fazem as coisas realmente boas?! Vamos valorizar o que é nosso. Do pouco que sei, os investimentos públicos na musica portuguesa dão apenas para as bandas sobreviverem no mercado nacional, e mal. Tem de haver um investimento de acordo com as nossas potencialidades. Bem sei que já tivemos alguma presença no mercado internacional, mas foram sempre alguns estilos muito próprios e quase sempre direccionados para públicos específicos. O objectivo tem de ser apoiar as novas revelações e talentos que a nossa musica tem vindo a ter nos últimos tempos. Nos anos 80 tivemos a Madredeus, Dulce Pontes. A partir do meio dos anos 90 focamos a nossa exportação musical apenas no fado. Tivemos a Mariza, Ana Moura, Mafalda Arnauth. Depois abrimos as portas a música mais urbana (Buraka Som Sistema). Está na altura de exportar outros estilos e talentos para além dos estilos que nos caracterizam enquanto povo (pimba e fado). Bandas como Linda Martini, os Golpes, Tiago Bettencurt, Peixe Avião, Diabo na Cruz, e outros talentosos nomes para quem Portugal é demasiado pequeno. Esses estão em perigo de ficarem algemados a um pais de mentes retrogradas e fascistas. Por um lado a culpa disto tudo é também dos críticos de música em Portugal.
As pessoas pensam que são livres de escolher, mas estão apenas a consumir o que lhes dão. Vemos programas de rádio com hits americanos, anúncios de publicidade com musicas inglesas, reportagens sobre bandas inglesas, pois está claro, é o poder económico a sobrepor-se a verdadeira essência da música . É claro que há excepções como em todo o lado, a grande rádio Radar, sempre disposta a mostrar o que de melhor temos...

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